1- NÃO PRODUZO LEITE SUFICIENTE: esse é um dos mitos mais comuns. Há casos em que a produção de leite pode ser comprometida, porém são casos incomuns. Na verdade, a MAIORIA das mulheres produzem leite suficiente para alimentar o seu bebê.
2- O LEITE MATERNO NÃO É NUTRITIVO O SUFICIENTE: o leite materno é rico em nutrientes e cada mãe produz a quantidade de nutrientes ideal para o seu bebê. A composição do leite materno pode ser diferente de uma mãe para a outra. A natureza não é maravilhosa?
3- A AMAMENTAÇÃO DÓI: aí está um mito muito grande no mundo da amamentação. A amamentação pode ser desconfortável nos primeiros dias ou semanas, mas não deve ser dolorosa e nem provocar machucados. Por isso, valorizo a orientação pré-parto e o acompanhamento após o nascimento.
4- MULHERES COM MAMILOS PEQUENOS OU INVERTIDOS NÃO CONSEGUEM AMAMENTAR: o grande segredo para a amamentação está nas aréolas, e não nos mamilos. Sabemos que tipos específicos de mamilos podem exigir técnicas especiais na amamentação, mas não impedirão o sucesso da paciente. Temos que levar em conta também as características do bebê que vai chegar, concordam ? A solução aqui é boa informação, tranquilização e segurança antes do parto, e supervisão no pós-parto.
5- SEIOS PEQUENOS NÃO PRODUZEM LEITE SUFICIENTE: o tamanho dos seios não interfere na quantidade de leite materno. O seio grande, por exemplo, pode ter muito tecido adiposo (gordura) e poucas glândulas mamárias. Já o seio pequeno, pode acontecer o contrário. Portanto, não importa o tamanho, e sim, como é a composição anatômica das mamas.
Se você está passando por alguma situação que te deixa com dúvidas ou insegurança, não deixe de procurar ajuda especializada.
Dra. Debora Buzzini
Consultora em Aleitamento Materno e Laserterapeuta.
AGENDE SUA CONSULTA LIGANDO PARA:
CASO PREFERIR AGENDE SUA CONSULTA PELO WHATSAPP: