A síndrome dos ovários policísticos (SOP) é um dos problemas endocrinológicos mais comuns na idade reprodutiva, com algo de torno de 6 a 16% de mulheres acometidas. Com o passar dos anos, essa condição deixou de estar relacionada com somente com o sistema reprodutor, e entendemos que estamos diante de uma condição endocrinológicos complexa, sem etiologia completamente conhecida, e relacionada com o metabolismo de carboidratos e gorduras.
As principais características clínicas da síndrome incluem ciclos menstruais irregulares e distantes uns dos outros (anovulação crônica) e sinais de excesso de hormônios masculinos (hiperandrogenismo). O aspecto policístico dos ovários à ultrassonografia também é usado para chegar ao diagnóstico.
O fundamental nessas situações é termos o compromisso de buscar a(s) causa(s) para os sintomas, e orientar a paciente sobre cada uma delas, propondo tratamento adequado que não tenha somente o objetivo de regularizar o ciclo, mas sim propor um estilo de vida saudável e que previna de complicações futuras associadas, como elevação do risco de câncer de mama, diabetes e hipertensão arterial.
Dr. Rodrigo Buzzini
Médico Ginecologista e Obstetra
CRM: 124.390
AGENDE SUA CONSULTA LIGANDO PARA:
CASO PREFERIR AGENDE SUA CONSULTA PELO WHATSAPP: