Essa dúvida é bastante comum. Muitas de nós já ouviram várias “dicas” de preparação das mamas para a chegada do bebê: o uso de buchas, pomadas, conchas e outros apetrechos. Fato é que não há nada que embase cientificamente essas práticas, e sabemos que nosso corpo já se prepara naturalmente para essa nova etapa. Quer ver?
Na gestação os seios aumentam de tamanho, assim como as aréolas (que podem ou não escurecer, mostrando exatamente para o bebê, como um “alvo”, onde está sua fonte de alimento). Há também um aumento de “pontinhos” na aréola, que parecem pequenas “espinhazinhas”, chamados de Tubérculos de Montgomery. Eles servem para a proteção da mama, liberando substâncias que ajudam na lubrificação do mamilo, além de serem uma pista olfativa para estimular o bebê a mamar.
Se na gestação seus mamilos estiverem ressecados, não passe cremes. Os cremes para evitar estrias por exemplo, podem ser usados nos seios normalmente, porém apenas na parte clara da mama, excluindo a aréola.
Você sabia disso? Sabemos que o acesso à informação no período que antecede o parto pode definir o futuro da sua amamentação. Para isso, a ajuda de uma Consultora em Aleitamento Materno ainda na gestação pode te deixar mais preparada e fortalecida para a chegada do seu bebê.
AGENDE SUA CONSULTA LIGANDO PARA:
CASO PREFERIR AGENDE SUA CONSULTA PELO WHATSAPP: