A sucção nutritiva ocorre no início da mamada. Nela há poucas pausas entre os reflexos de ejeção (quando o leite desce e sai pelo bico do peito) e o bebê mama de forma ativa, ritmado e constante. Você pode perceber o bebê engolindo. Essa é uma mamada que alimenta!
Após um tempo mamando (cada bebê tem seu tempo) ele passa a fazer a sucção não nutritiva, ou seja, uma mamada que não tem a função de alimentar. Sua característica está em não ser vigorosa e não ter muito ritmo.
A sucção não nutritiva pode ocorrer também entre as mamadas efetivas, por isso, não iniba, pois, um pouco de leite ainda pode ser ingerido.
O ato de sugar é uma necessidade fisiológica. O bebê precisa emocionalmente da sucção não nutritiva. Além disso, ela serve também para o bebê dormir, aconchegar ou eliminar qualquer desconforto (como a cólica, por exemplo).
Através da sucção não nutritiva, o bebê envia sinais para a mãe sobre a produção de leite, fazendo com que o corpo da mãe esteja sintonizado com as necessidades do bebê. Por isso e por outras situações, chupetas e outros apetrechos são contraindicados
Atenção: alguns bebês podem fazer somente sucção não nutritiva, não extraindo o leite de forma eficaz. Então se ele estiver: mamando longas horas, ganhando pouco peso ou fazendo pouco xixi, é necessário avaliar.
AGENDE SUA CONSULTA LIGANDO PARA:
CASO PREFERIR AGENDE SUA CONSULTA PELO WHATSAPP: