São muitas as histórias que ouvimos de parentes e amigos durante a gestação, e essa dúvida sempre pode surgir: “Será que vou ter leite?”
Saiba que ter leite é muito mais comum do que não ter. O que observo durante os atendimentos é que na maior parte das vezes o uso de técnicas inadequadas para amamentar o bebê acabam interferindo na produção láctea.
Além disso, devo citar alguns fatores que PODEM prejudicar a produção láctea (mas não necessariamente irão). Os principais são:
- Hipertensão arterial sistêmica.
- Diabetes gestacional.
- Prótese mamária.
- Cirurgia redutora de mama (mamoplastia).
- Hipoplasia mamária.
- Doença tireoidiana.
Em relação as cirurgias mamárias, a manutenção da função mamária para lactação é preocupação não só da mulher, como também do cirurgião. Mesmo assim, infelizmente ainda há risco acontecer em alguns casos.
Mesmo se realizar uma mamoplastia, ainda poderei amamentar? A resposta é: provavelmente sim! O acompanhamento no pré-natal com a consultora em aleitamento materno, permite uma investigação do histórico materno, avaliação e que se estabeleça alguns protocolos de estímulo às mamas, que podem sim fazer com que você consiga amamentar. Se você se identifica com esse cenário, procure ajuda e se informe o quanto antes.
AGENDE SUA CONSULTA LIGANDO PARA:
CASO PREFERIR AGENDE SUA CONSULTA PELO WHATSAPP: