Aqui está um assunto negligenciado por uma grande maioria de nós: nosso sono! Só lembramos dele quando ele aparece, correto? Saibam vocês que o nosso sono deve ser planejado assim como todas as atividades importantes do nosso dia (nesse caso, noite).
Lembram-se do ciclo circadiano? Luz solar e ausência de luz solar? Pois bem, não respeitamos há tempos essa alternância e rompemos a barreira da noite, iluminados por luzes artificiais, que não nos deixam desligar e nos conduzem a jornadas quase que doentias de tão extensas, como se não houvesse consequências deletérias à nossa saúde.
Há uma glândula chamada pineal, que está em nosso sistema nervoso central, e representa exatamente o centro de comando de nossas atividades metabólicas e hormonais. É ela que sinaliza a hora de cada sistema de nosso corpo entrar em repouso, para o devido reparo e restauro para as funções do dia seguinte, e assim a máquina, chamada de corpo humano, conseguiria trabalhar de forma harmônica e com performance adequada.
Esse assunto é denso, mas deixaria aqui algumas dicas preciosas:
1- Planeje seu ambiente de dormir: retire luzes, leds, celulares e tablets. O quarto deve estar completamente escuro, caso contrário não haverá o adequado estímulo para a glândula pineal.
2- Durma antes das 22 horas.
3- Evite atividades físicas nas horas que antecedem seu horário de dormir.
4- Faça alimentações leves e equilibradas, com período adequado para a digestão.
5- Evite alimentos e bebidas estimulantes, ou alcoólicas antes de dormir.
AGENDE SUA CONSULTA LIGANDO PARA:
CASO PREFERIR AGENDE SUA CONSULTA PELO WHATSAPP: