Assim que seu bebê nasce as mamas já estão preparadas para fornecer o colostro, que representa tudo o que ele precisa nesse momento. A descida do leite normalmente ocorre entre 48 e 72h pós-parto, dependendo de alguns fatores como estado emocional da paciente, cirurgias mamarias previas, e condições de uso de medicações que, eventualmente, a paciente possa usar.
Mas a pergunta é: como o leite humano é produzido?
Bom, 80% do leite materno é produzido como consequência da sucção do bebê ao seio. Esse estímulo nos mamilos faz aumentar a produção da prolactina (hormônio que produz o leite) no sistema nervoso central da mãe, e ação ocorre diretamente nas glândulas mamárias, de forma a estimular as mamas a produzir leite. De forma sinérgica, o esvaziamento das mamas após a mamada também é uma outra via de estímulo ao enchimento das mamas para a próxima mamada. Enquanto isso, a ocitocina (“hormônio do amor”), fica responsável por contrair os ductos lactíferos nas glândulas mamárias, ejetando o leite para fora.
Por isso é importante salientar que o leite materno é produzido de acordo com as idas do bebê ao seio, ou seja, o bebê precisa mamar em livre demanda.
Quanto mais o bebê mamar, melhor será a produção láctea e, consequentemente, o seu leite será produzido exatamente na quantidade e qualidade que o seu bebê precisa.
AGENDE SUA CONSULTA LIGANDO PARA:
CASO PREFERIR AGENDE SUA CONSULTA PELO WHATSAPP: