Muitas mamães passam por isso, principalmente no começo. Vou te ajudar com algumas dicas para aliviar o incômodo e ter uma amamentação mais tranquila.
- Posição e pega corretas: Ajuste a posição sua e do bebê (cabeça e corpo do bebê devem estar alinhados e seus braços bem apoiados) para que ele abocanhe a maior parte da aréola, e não só o bico do seio.
- Amamente em livre demanda: Quanto mais o bebê mama, mais leite é “fabricado”. Além disso, a livre demanda auxilia no ingurgitamento (seios cheios e duros).
- Use sutiãs confortáveis: Evite modelos com aros ou que apertem os seios. Opte por sutiãs de amamentação com alças largas e tecido respirável.
- Mamilos: Aplique o próprio leite materno para ajudar na cicatrização. Evite pomadas!
- Use rosquinhas: As rosquinhas (prontas ou feitas com pano de boca), são grande aliadas na cicatrização dos mamilos. Elas devem ser usadas sempre que possível para manter os mamilos secos e íntegros.
- Busque ajuda profissional: Se a dor persistir ou se notar rachaduras, sangramento ou outros sinais de infecção, procure um médico ou consultor de lactação.
A amamentação é um momento lindo e especial, mas sabemos que nem sempre é um mar de rosas. Se seus seios estão machucados, saiba que tem solução!
A amamentação deve ser um momento prazeroso para você e seu bebê. Se a dor estiver atrapalhando, conte comigo para te ajudar!
Dra. Debora Buzzini
Consultora em Aleitamento Materno e Laserterapeuta.
Agendar Consulta