Muitas informações sobre o parto cesárea estão disponíveis hoje, de acesso fácil e que ajudam muito no processo de aprendizagem durante o pré-natal.
Há situações em que a cesárea é obrigatória, como nos casos de placenta prévia centro total, ou alguma gestações gemelares que possuem fetos em situações específicas. Entretanto, há também situações em que a cesárea aparece como uma escolha da paciente, seja pelo motivo que for, e ela deve ser agendada preferencialmente após a 39a. semana de gestação. Existe também a cesárea que é indicada durante o trabalho de parto, frente à situações que exijam o nascimento dessa forma, pois o parto vaginal já não é mais possível (ou seguro).
O procedimento hoje é muito bem dominado pelos médicos, e sua recuperação tende a ser semelhante a uma cirurgia abdominal. Quando comparamos com o parto vaginal, há evidências de maior perda sanguínea e maior risco de infecção do sítio cirúrgico.
Acho que o mais importante desse texto é deixar uma mensagem de incentivo para as pacientes, de que deixem a cabeça aberta para a possibilidade de permitir que o trabalho de parto aconteça, e que experimentem passar pela experiência do trabalho de parto. Se o desejo de realizar a cesárea persistir durante o trabalho de parto, converse com seu obstetra e alinhe esse caminho. Lembre-se de que suas dúvidas, angustias e anseios devem ser discutidas durante o pré-natal, e a construção do relacionamento com o médico obstetra é a chave para que o nascimento seja maravilhoso e inesquecível.
Respeitamos a decisão do paciente, e acreditamos que o papel do médico obstetra deve ser de estar próximo, aconselhando, conduzindo e salvaguardando a saúde e bem estar de sua paciente e do feto, até o momento incrível de seu nascimento.
Dr. Rodrigo Buzzini
Médico Ginecologista e Obstetra
CRM: 124.390
AGENDE SUA CONSULTA LIGANDO PARA:
CASO PREFERIR AGENDE SUA CONSULTA PELO WHATSAPP: