Cada vez mais cresce o interesse das pacientes sobre métodos contraceptivos modernos, práticos e seguros. Especialmente os de longa duração, como os DIU’s (dispositivos intrauterinos) e o implante hormonal, recebem destaque. E fundamental não nos prendermos somente à segurança oferecida, mas também aos efeitos secundários, que podem trazer (ou não), benefícios para a paciente.
Alguns pontos importantes:
1. Os DIU’s podem ser de cobre, prata ou hormonais. A taxa de segurança entre eles é semelhante, entretanto, o de cobre pode trazer aumento de fluxo menstrual, dias de menstruação e aumento das cólicas durante esse período. Já os hormonais, tem a promessa de reduzir o fluxo, dias menstruados e as cólicas, com suspensão da menstruação em quase 70% dos casos. Como efeitos indesejáveis, estão acne e sangramento do tipo “escape” inesperado.
2. O implante hormonal pode ser usado por até três anos, possui alta segurança e uma boa chance de suspender a menstruação. Dentre os efeitos colaterais indesejáveis destaca-se o sangramento de escape, em uma frequência pouco maior do que a dos DIU’s hormonais.
Independentemente das características dos métodos, importante é entendermos na consulta quais os objetivos da paciente, seu histórico de saúde e de vida, além das experiências anteriores com outros métodos. Ao final da consulta, nossa expectativa é que a paciente consiga ter conforto e segurança para escolher o método que mais fez sentido para ela.
AGENDE SUA CONSULTA LIGANDO PARA:
CASO PREFERIR AGENDE SUA CONSULTA PELO WHATSAPP: