

As malformações uterinas são alterações na formação do útero que acontecem ainda na vida intrauterina. Muitas vezes passam despercebidas até a fase adulta, mas podem estar associadas as dificuldades para engravidar e a casos de abortamento recorrente.
O diagnóstico costuma ser feito por exames de imagem, como ultrassonografia 3D, histerossalpingografia, ressonância magnética ou histeroscopia. Identificar corretamente o tipo de malformação é essencial para definir a conduta.
Em algumas situações, é possível realizar uma cirurgia reconstrutiva minimamente invasiva, que corrige a anatomia uterina e melhora as chances de uma gestação saudável.
Esses fatores reduzem a produção de melatonina, hormônio fundamental para a regulação do sono e a proteção celular, além de impactar a expressão dos genes relógio (clock genes), aumentando a instabilidade do DNA.
Não normalize perdas gestacionais repetidas: procurar um ginecologista especializado é o primeiro passo para um diagnóstico correto e para receber o cuidado necessário.
Dr. Rodrigo Buzzini
Médico Ginecologista e Obstetra
CRM: 124.390
AGENDE SUA CONSULTA LIGANDO PARA:
CASO PREFERIR AGENDE SUA CONSULTA PELO WHATSAPP: