A laparoscopia ginecológica é uma ferramenta crucial no diagnóstico e tratamento de mulheres com dificuldades reprodutivas. Um estudo realizado em um hospital-escola no Recife analisou 462 laudos de laparoscopias, com foco em 295 pacientes que apresentavam infertilidade ou buscavam recanalização tubária. Os achados mais frequentes incluíram aderências (60,6%), obstrução tubária (40,9%) e endometriose (36,1%). Os procedimentos mais realizados foram adesiólise e biópsias, evidenciando a importância da laparoscopia na investigação e tratamento de infertilidade.
Esses dados ressaltam a relevância da videolaparoscopia como um método eficaz para melhorar as chances de gravidez em mulheres com histórico de infertilidade, consequente à alterações anatômicas produzidas por endometriose e infecções, por exemplo.
Referência: SOUTO MAIOR, M. da CF; e outros. Achados de laparoscopias ginecológicas realizadas em mulheres com dificuldade reprodutiva atendidas em um hospital-escola: série de casos. Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia.
Dr. Rodrigo Buzzini
Médico Ginecologista e Obstetra
CRM: 124.390
AGENDE SUA CONSULTA LIGANDO PARA:
CASO PREFERIR AGENDE SUA CONSULTA PELO WHATSAPP: