1- O contato pele a pele com o bebê e a conexão emocional, são poderosos estimulantes para a produção de leite, pois libera a ocitocina, hormônio que ajuda na contração dos ductos mamários e na ejeção do leite materno.
2- É importante que a mãe tente amamentar regularmente, ou seja, em livre demanda, respeitando os sinais de solicitação do bebê. A disponibilidade constante ajuda a manter e aumentar a produção de leite.
3- Não utilize bicos artificiais (chupeta, mamadeira etc). Os bicos “tiram a oportunidade” do bebê ir ao seio, ou seja, de estimular a produção de leite, além de causar confusão de bico e/ou fluxo, fazendo com que o bebê “rejeite” o peito e dificulte o processo.
4- O descanso também é um fator importante. Aproveite os intervalos para descansar e não para fazer outras atividades. Tente relaxar e diminuir o estresse, pois o cansaço e a tensão afetam negativamente a produção de leite.
5- Mantenha-se bem hidratada, bebendo muito líquido ao longo do dia.
6- Uma dieta equilibrada, rica em frutas, vegetais, proteínas e grãos integrais, garante que seu corpo tenha os nutrientes necessários.
Estabelecer e manter uma boa produção de leite é fundamental para o aleitamento materno bem-sucedido.
Vale lembrar que cada mãe e bebê são únicos. Se você enfrentar desafios, não hesite em buscar apoio especializado.
Dra. Debora Buzzini
Consultora em Aleitamento Materno e Laserterapeuta
AGENDE SUA CONSULTA LIGANDO PARA:
CASO PREFERIR AGENDE SUA CONSULTA PELO WHATSAPP: