A mulher que usa o DIU pode engravidar após a retirada do DIU, e quando bem inserido, não compromete a fertilidade da paciente.
Durante a relação o parceiro não sente o DIU, até porque ele fica dentro do útero. As vezes, há percepção do fio, que está na região do colo do útero. Essa situação pode ser contornada com avaliação e conversa com o ginecologista.
O DIU até pode sair do lugar, mas é raro e NÃO acontece facilmente. O acompanhamento ginecológico periódico ajuda também no controle e manutenção do DIU.
Pode sim! Além delas, mulheres com útero retrovertido e até mesmo adolescentes procurando método contraceptivo seguro. E de longa duração podem fazer o uso do DIU.
Colocado em condições técnicas adequadas, é raro termos infecção. Lembrem-se que o DIU é um contraceptivo, e não protege contra doenças. Portanto, não é o método contraceptivo que expõe a risco infeccioso, mas o comportamento e atividade sexual desprotegidas.
O DIU pode ser uma excelente opção para muitas mulheres.
Mas antes de decidir ou acreditar no que dizem por aí, você precisa consultar o seu ginecologista para, juntos, decidirem o que é melhor pra você!
Lembre-se: você é única!
Dr. Rodrigo Buzzini
Médico Ginecologista e Obstetra
CRM: 124.390
AGENDE SUA CONSULTA LIGANDO PARA:
CASO PREFERIR AGENDE SUA CONSULTA PELO WHATSAPP: