1- Compreender: essa nova fase que sua parceira está passando. Provavelmente ela está cansada, com privação de sono, alterações hormonais e, algumas vezes, com dor. Além disso, está se reconhecendo e conhecendo seu novo bebê. Uma nova etapa da vida chegou!
2- Ser Proativo: você já conhece bem sua parceira. Já sabe antecipar alguns acontecimentos do dia a dia de vocês. Antecipe as tarefas, entre em sintonia com a nova rotina da casa, e deixe-a tranquila com o que não diz respeito aos cuidados com o bebê. Ela ficará muito agradecida!
3- Apoie: muitas decisões precisam ser tomadas desde o nascimento do bebê. Apoie essa mãe e suas decisões. Só ela sabe e sente na pele a grandiosidade desse novo desafio. Sem críticas nesse momento! Sentir o apoio do parceiro é fundamental para o sucesso da amamentação. Ela quer que você confie nela! Esteja sempre do lado da sua parceira!
4- Estude: se ela quer amamentar, estude sobre o assunto. Veja todos os benefícios que estão envolvidos, tanto para ela quanto para o bebê amamentado exclusivamente no peito. Veja também quais são os desafios e esteja preparado para dar sua contribuição certeira!
5- Conecte-se com seu filho: quando sua parceira não estiver amamentando, você pode colocar para arrotar, trocar fralda, trocar roupa, ninar, passear e interagir. Aqui você ganha em dobro: um laço de amor com seu filho e mais admiração da sua parceira.
O papel do pai é tão fundamental quanto da mãe na vida de um bebê. Você pai não sabe como você pode ajudar sua parceira? Comento alguns pontos aqui nesse post.
Dra. Debora Buzzini
Consultora em Aleitamento Materno e Laserterapeuta.
AGENDE SUA CONSULTA LIGANDO PARA:
CASO PREFERIR AGENDE SUA CONSULTA PELO WHATSAPP: